News2

Category Filter

Asset Publisher

Soluções digitais e de sustentabilidade da Ponsse na Expoforest 2023

Back to

Soluções digitais e de sustentabilidade da Ponsse na Expoforest 2023

Empresa finlandesa aposta em equipamentos e produtos que além de otimizarem, trazem mais sustentabilidade para a operação florestal.

A busca por sustentabilidade para todos os setores da economia estimula o desenvolvimento de tecnologias que reduzem o impacto ambiental, trazem mais rentabilidade e estimulam o desenvolvimento. Isso não é diferente no meio florestal. Para comprovar isso, a Ponsse traz à Expoforest 2023, a maior feira florestal dinâmica do mundo, diversas soluções que vão além das suas máquinas.

Nesse contexto, a marca  traz à feira a visualização do conceito tecnológico de assistente de densidade de desbaste e mapa de árvores. Chamado de PONSSE Thinning Density Assistant & Map Tree, trata-se de um radar LIDAR instalado no harvester, que é a máquina de colheita florestal. Esse radar, por meio de raios laser, identifica o ambiente ao redor do harvester, indicando a posição e densidade de árvores e qual deve ser abatida para o melhor manejo florestal.

Ainda sem previsão de estar disponível para o mercado, a tecnologia resulta em um mapeamento completo da floresta direto para o operador dentro da cabine, que consegue analisar e identificar a distância de cada árvore e até mesmo a densidade delas ao redor da máquina e definir, por exemplo, qual delas deve ser abatida no desbaste do talhão.

Automatização

A automatização é um conceito da Indústria 4.0 que já chegou ao meio florestal. Nas máquinas da Ponsse, diversos comandos repetitivos já são automatizados, liberando o operador para funções mais estratégicas e tornando o trabalho mais eficiente. Os novos harvesters e forwarders da PONSSE já podem ser equipados com gruas semi automatizadas. Nada mais são do que módulos e sensores existentes no equipamento capazes de reconhecer o posicionamento do equipamento e potencializar os movimentos durante a operação, sem que o operador precise se preocupar com movimentos individuais de velocidade, extensão e recolhimento do telescópio, por exemplo. Este é o  caso do dispositivo Active Crane, da Ponsse, que estará em demonstração no estande da marca, na Expoforest 2023.

Soluções digitais

A Ponsse entrega soluções que vão além das máquinas florestais. Os computadores de bordo, sistemas de análise de operação, manual digital na cabine e outras funcionalidades são reconhecidas no mercado por sua usabilidade fácil e alto desempenho. Na Expoforest, os visitantes poderão conferir todas elas e como gerir cada máquina.

Outro exemplo é um desenvolvimento local. No Brasil e na América do Sul, há grandes empresas que possuem diferentes máquinas de colheita florestal e muitas dessas empresas possuem a demanda de gestão de frotas. De olho nessa necessidade, a Ponsse Brasil lançou o Multifleet by Ponsse. Um dispositivo acompanhado de software que faz a gestão de frotas multimarcas. 

Esta é uma plataforma totalmente desenvolvida no país e que terá uma novidade a partir da Expoforest. Durante a feira,  será lançada uma nova versão do Multifleet by Ponsse para aprimorar a solução e atender às diversas demandas solicitadas pelos clientes.

Soluções ideais para Brasil e América do Sul

O foco da Ponsse nesta edição da Expoforest é o mercado sul americano, com  mais de 30 itens, entre equipamentos de colheita e outros produtos da marca, que estarão em exposição ao público em um estande de 300m2 de área construída. O espaço dedicado à marca fica ainda maior quando somado aos espaços adjacentes que serão ocupados pelos representantes da Ponsse no Brasil (Timber e Sotreq), totalizando 50 mil m² de área útil para exibição estática e dinâmica das soluções.

Sobre a Expoforest

A Expoforest 2023 será realizada entre os dias 9 e 11 de agosto e estima atrair mais de 30 mil visitantes. A quinta edição do evento será no município de Guatapará (SP), cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto (SP). A área total da feira tem mais de 200 hectares e será dividida em duas partes: a estática, com 7,5 hectares e 1 quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares. O espaço total ainda contempla dois estacionamentos, um de 6 e outro de 2 hectares. 

-------

Mariana Rudek

Assessora de comunicação Externa da Ponsse

mariana@santacom.com.br

42 99997-5384

Documents